sábado, 10 de janeiro de 2009

Dicas musicais


1) Praticar sempre. Exercícios de digitação, licks e escalas são importantes e necessários. Apenas cadencie as doses para evitar lesões desnecessárias (Lesões por Esforços Repetitivos). Pratique cada exercício de forma lenta e mantendo sempre o mesmo ritmo. Lembre-se que a velocidade na execução vem com a prática diária. Por isso não tenha pressa. A paciência é a chave para alcançar sua meta. No início tudo parece difícil e impossivel de executar. Porém, com o tempo e a dedicação empregada, tudo vai ficando mais fácil.

2) Escute muita música. O segredo de um bom músico é estar antenado a vários estilos musicais. Sem preconceitos. Porque há sempre algo interessante a aprender que poderá ser incorporado ao seu estilo e utilizado no futuro. Aproveite os recursos que a internet oferece e procure conhecer as músicas e a história dos principais nomes que marcaram o instrumento que pretende estudar. Esqueça modismos e não se contente apenas com o cenário musical presente. Busque as obras dos grandes mestres do passado e aprenda tudo que eles têm a ensinar. "A música que você escuta está presente em tudo o que você toca" (Keith Richards - guitarrista dos Rolling Stones).

3) Evite as tablaturas. Exercite seu ouvido para reconhecer as notas e acordes da música que prentende tocar. Se busca reproduzir solos, tente no início frases mais simples e com poucas notas. E não esqueça de afinar seu instrumento de acordo com a gravação. Nem sempre a afinação E (mi) convencional é empregada. Fique atento.

Um comentário:

  1. Vixe, tá muito metido, hahaha!!
    Adorei o blog, tem até enquete! Muito chic!
    Vou dar um pitaco: vc pode dar dicas de livros, aqueles que eu te dei, hahaha!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir